Cidadania

Centro de Capacitação LíderAção – CCL

O projeto Centro de Capacitação LíderAção – CCL tem como base a promoção da liderança moral entendida como liderança baseada em valores.

A iniciativa nasceu da necessidade de as comunidades participarem mais ativamente das ações de seu bairro e se unirem em prol de um objetivo comum. A abordagem adotada para melhorar esse engajamento, visando à mudança da forma culturalmente menos coletiva de pensar, foi a de ministração de cursos que proporcionem ferramentas e estratégias de liderança para que a população se envolva com problemas e soluções da sua comunidade.

Para isso, serão oferecidos cursos voltados a lideranças de bairros e demais integrantes de movimentos sociais que atuem ou desejam atuar em organizações comunitárias (Associações de Bairros, Conselhos Municipais, Organizações Não-Governamentais (ONGs) e outras entidades de Cidadania).

A metodologia do “LíderAção” foi concebida com base no princípio de que os líderes precisam exercer liderança apoiada em valores e devem ter o conhecimento básico e as ferramentas disponíveis para gerenciar bem seus projetos. A partir desses conceitos básicos, o projeto foi estruturado para manter um equilíbrio entre o conteúdo para desenvolver valores e conteúdo para facilitar o gerenciamento e a participação da comunidade.

Além de melhorar a integração das comunidades com o Poder Público, a ação visa promover aumento do capital social, definido como redes de confiança, solidariedade e cooperação, bem como as normas e valores que facilitam a ação e promovam a colaboração entre os membros de uma comunidade para seu benefício mútuo.