Cidadania

Coordenadorias

As Coordenadorias são responsáveis por coordenar, formular, promover e acompanhar políticas públicas relativas aos segmentos populacionais que, na perspectiva da equidade, estão sujeitos a maiores graus de riscos sociais.

E ainda cumprir, dentro da Secretaria de Cidadania e Participação Popular (SECID), um papel de articulação intersetorial com outras Secretarias Municipais, com as estruturas estadual e federal, com os Poderes Legislativo e Judiciário, com os Conselhos e também com as diversas instituições representativas de cada segmento.

As Coordenadorias são:

Tem como função formular, coordenar e acompanhar políticas e diretrizes, assim como, desenvolver projetos, visando combater a discriminação por sexo; defender os direitos da mulher, no âmbito do município de Sorocaba.

Coordenadora: Ana Cristina de Miranda Reis Miragaia

E-mail:
coordenadorias@sorocaba.sp.gov.br

amiragaia@sorocaba.sp.gov.br

Telefone: (15) 3229-3441

Dados do IBGE afirmam que no ano de 2010 Sorocaba possuía 35.977 idosos entre 60 e 69 anos e 29.326 acima de 70 anos, sendo estes últimos mais vulneráveis em razão do próprio processo de envelhecimento. Assim, 11,13% da população sorocabana possuía 60 anos ou mais, pouco acima da média nacional, que estava em 10%.
Estimativas do próprio IBGE afirmam que em 2050 a população idosa no Brasil chegará a aproximadamente 30% de todos os residentes no país, ou seja, teremos quase 3 vezes mais idosos no Brasil do que tínhamos em 2010, sendo que este percentual de crescimento deverá ser semelhante em nosso município.
Com esta perspectiva, há a necessidade dos municípios, estados e a nação se organizarem para responder de forma positiva às crescentes demandas da população que envelhece, preparando-se para responder a questões da saúde, bem-estar, e garantia dos direitos dos idosos, um grupo que emerge rapidamente no cenário da vulnerabilidade.
Nesse sentido, a Política Nacional do Idoso (PNI), assegura direitos sociais à pessoa idosa, ao criar condições para promoção da sua autonomia, sua integração e sua participação efetiva na sociedade.
A Coordenadoria do Idoso, existe nosentido de:
• Articular políticas públicas para garantia dos direitos da pessoa idosa, assim como sua valorização dentro da sociedade contemporânea;
• Participar ativamente de comissões e comitês para garantia do direito do idoso;
• Trabalhar em conjunto com o Conselho Municipal do Idoso;
• Fortalecimento das redes de serviços prestados ao idoso no município de Sorocaba.

Coordenadora: coordenadorias@sorocaba.sp.gov.br ou Marcos Fernando Rolim de Castro

E-mail:
coordenadorias@sorocaba.sp.gov.br

mcastro@sorocaba.sp.gov.br

Telefone: (15) 3229-3443

Também compõem a rede pública de proteção ao Idoso de Sorocaba:

Centro de Referência do Idoso.

Contato: 3233-6599

Instituir processos de formulação, proposição e implementação de políticas públicas no combate à descidadania racial e à promoção da cidadania e direitos humanos no Município de Sorocaba.

Coordenadora: Joana D’Arc de Almeida

E-mail:
coordenadorias@sorocaba.sp.gov.br

joalmeida@sorocaba.sp.gov.br

Telefone: (15) 3229-3442 / 3229-3444

• Articular politicas públicas, integrando ações com diversos setores, promovendo acesso aos serviços, facilitando a garantia de direitos aos diferentes segmentos da sociedade;
• Instituir processos de formulação, proposição e implementação de políticas públicas no combate à homofobia e à promoção de cidadania e direitos humanos da população LGBT no município de Sorocaba;
• Fortalecer a ação da Coordenadoria no combate à Homofobia e promoção da Cidadania LGBT, por meio da implementação de políticas públicas em caráter transversal;
• Promover seminários e fóruns de discussão sobre o reconhecimento dos direitos humanos da população LGBT, em que se possam subsidiar políticas públicas;
• Monitorar e exercer o controle social sobre o combate à homofobia e promoção da cidadania LGBT no município;
• Promover ações para que o recorte de orientação sexual e identidade de gênero perpasse as políticas do município, executando e implementando políticas não-segregacionistas e mais inclusivas.

E-mail:
coordenadorias@sorocaba.sp.gov.br

Telefone: (15) 3229-3442 / 3229-3444

A Coordenadoria de Atenção à Pessoa com Deficiência tem como função:

• Articular serviços , promovendo um canal aberto entre organizações governamentais e não governamentais;

• Articular oportunidades de ações que atendam as necessidades da pessoa com deficiência;

• Participação em diferentes Comissões, Comitê referente às violações de direito;

• Articulação junto ao Conselho de Pessoa com Deficiência;

• Fortalecimento e integração das redes de serviço

LEI Nº 11.417, DE 21 DE SETEMBRO DE 2016. – Dispõe sobre a Política Municipal de Acessibilidade de pessoas com deficiência, em conformidade com a Lei Nacional nº 13.146/2015 e o Decreto nº 5.296/2004, e dá outras providências.

Coordenadora: Sandra Mara de Moraes

E-mail: 
coordenadorias@sorocaba.sp.gov.br
SMoraes@sorocaba.sp.gov.b

Endereço: R. João Gabriel Mendes, 351 – Vila Gabriel, Sorocaba – SP

Telefone: (15) 3224.4636

O desenvolvimento da Coordenadoria tem por base a assistência direta, o estreitamento dos vínculos familiares, a construção e ampliação da rede social de apoio, parcerias com órgãos governamentais ou não e projetos que priorizam a capacitação profissional e a geração de renda. Um dos focos principais da reinserção social do egresso é proporcioná-lo a capacitação profissional e sua futura reinserção no mercado de trabalho. Para tal trabalho o Egresso do Sistema Prisional necessita antes de ser acolhido pela coordenadoria deve se dirigir ao CAEF – Rua Isaac Pacheco, 29 – Vila Hortência CEP: 18020-070 – Sorocaba – SP Fone (15) 3233-4781.

A Coordenadoria trabalha diretamente nas audiências de custódia onde encaminha os dados da família do custodiado para que seja estreitado o vínculo familiar através do Crás/Sias.

Coordenador: Francisco Carlos Rodrigues da Silva

E-mail:
coordenadorias@sorocaba.sp.gov.br
FSilva@sorocaba.sp.gov.br

Telefone: (15) 3229-3445