Uma das importantes atribuições da SECID, visando ao fomento da efetiva participação popular, é a de prestar apoio às organizações e às lideranças comunitárias, em questões administrativas, encaminhamento de demandas, formação continuada, regularização e funcionamento, entre outras atividades relacionadas.

O estreitamento na relação entre as lideranças comunitárias e o Poder Público melhora a comunicação e contribui com a árdua tarefa de captação e encaminhamento de demandas de ambos os lados. As interações rotineiras entre as mais diversas organizações/lideranças comunitárias e as Secretarias Municipais são viabilizadas pelo papel articulador estratégico da SECID.

Dessa forma, é possível identificar situações em que a Prefeitura pode contribuir para o desenvolvimento da comunidade, bem como os casos em que as associações e lideranças comunitárias podem, por meio de parcerias, oportunizar a prestação de serviços de interesse público.

Cabe, também, à SECID manter o cadastro de organizações e lideranças comunitárias atualizado, visando o fácil acesso e ampliando o alcance da comunicação dos programas e ações do Governo e dos eventos e oportunidades de interesse comunitário da iniciativa privada.